Portal de Notícias

30/07/2024   Pró-Metrópole

Assomec e Pró Metrópole destacam o diagnóstico do PDUI apresentado em seminário da Amep

Assomec e Pró Metrópole destacam o diagnóstico do PDUI apresentado em seminário da Amep

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) participou durante a última semana, no Palácio Araucária, em Curitiba (PR), do Seminário Metropolitano de Planejamento, encontro promovido pela Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep) que teve o objetivo de apresentar e discutir os trabalhos elaborados durante a etapa de diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PDUI-RMC).

O secretário-executivo da Assomec e coordenador do GT de Desenvolvimento Regional Sustentável do Pró-Metrópole, Neco Prado, destacou o trabalho integrado e os desafios a serem enfrentados pelos municípios. “Desde o lançamento do Estatuto da Metrópoles em 2015 realizamos discussões envolvendo toda a Metropolitana. Temos trabalhado, na Assomec, pela governança federativa que envolve a União, estados e sociedade civil, agora estamos atuando nesse, que é um plano diretor da região: o PDUI”.

O Seminário foi realizado durante três dias em que foram abordados temas como desenvolvimento social e econômico, mobilidade metropolitana, meio ambiente e recursos hídricos, habitação de interesse social e planejamento territorial e uso do solo.

“O nosso compromisso é garantir que este planejamento, que está sendo construído de forma coletiva, possa ser colocado em prática futuramente e, com isso, impactar de maneira positiva no dia a dia e na qualidade de vida de todos os cidadãos da nossa Região Metropolitana”, disse o diretor-presidente da AMEP, Gilson Santos.

O evento foi transmitido pelo canal da AMEP no YouTube e contou com a presença de técnicos e especialistas da AMEP e do Consórcio PDUI-RMC Sustentável, responsáveis pela elaboração do PDUI, de representantes da comunidade acadêmica, de servidores e autoridades dos municípios metropolitanos e do Estado, além da sociedade organizada.

Os materiais relativos ao diagnóstico, quando estiverem consolidados, serão publicados para consulta pública. A evolução do estudo técnico do PDUI-RMC pode ser acompanhada no site pduirmc.com.br. A população dos municípios metropolitanos pode participar de todos os passos do processo de construção coletiva do plano e a ajudar a pensar o futuro da Região Metropolitana de Curitiba.

Além de Neco Prado, também participaram o diretor financeiro da Amep, Rodrigo Stica; coordenador técnico da Amep, Gabriel Hubner;  o vice-presidente do Sistema Fiep e integrante do Pró-Metrópole, Hélio Bampi; o secretário municipal de Desenvolvimento Metropolitano e secretário do Pró-Metrópole, Leverci Silveira; Eduardo Raton, do ITTI; Marcelo Percicotti, da Fiep e Michele Tesser, do Sebrae, além dos palestrantes e mediadores.



Com informações da AEN

Foto/ Amep