Portal de Notícias

01/06/2023   Turismo

Encontro Metropolitano de Promoção do Cicloturismo reúne gestores e ciclistas

Painéis de conversas e palestras foram o foco do encontro promovido pelas prefeituras de Curitiba, Piraquara e Pró-Metrópole

O  Encontro realizado no Teatro Heloína Ribeiro de Souza, em Piraquara, recebeu grande público interessado em ampliar e melhorar as ciclorotas existentes em toda a Região Metropolitana. O Prefeito de Piraquara agradeceu a realização do evento e deu as boas vindas aos participantes.


Fotografias | Fernanda Martins

O evento contou com quatro painéis:

Painel 1: O case das ciclorotas nascente do Rio Iguaçu com Leverci Silveira Filho da Secretaria Municipal para o Desenvolvimento da Região Metropolitana. O secretário apresentou um panorama geral sobre o cicloturismo, destacando as ciclorotas de Piraquara.

Painel 2: Sinalização, mobilidade e infraestrutura com Michael Chrystian Gogo, coordenador escola de trânsito do DETRAN, Maria Eugênia Fornea, fundadora e ceo da incorporadora Weefor, Viviane Mendonça, dona do perfil “vou de bike e salto alto”, e integrante do Conciclo Paraná e Marcel Cabral, coordenador da área de agentes externos da escola de trânsito do DETRAN. O grupo conversou sobre melhorias estruturais e sociais no que tange a divulgação do cicloturismo, de maneira a pensar soluções de curto e longo prazo para as questões que envolvem a prática.

Painel 3: A versatilidade do cicloturismo ficou por conta do diretor de lazer de atividade física da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Jean Emmanuel Kulcheski, e o Professor Rogério Bufrem Riva, diretor de infraestrutura da Secretaria de Esportes do Paraná.Foram abordados aspectos inovadores das ciclorotas, tal como melhorias e ferramentas para a valorização e desenvolvimento dessa prática.

Painel 4: A visão do praticante foi o tema do secretário de industria e comercio de Rio Negro, William Mazur, e fundador e proprietário da Agência Casa da Montanha, Guto Simião. Foram abordados aspectos técnicos das ciclorotas e de conservação ambiental de maneira responsável.

O café da manhã no evento foi pensado de maneira a favorecer os produtores locais de Piraquara. Janaina Ferreira, proprietária do pequeno negócio, Florescer Orgânicos, conta sobre o cardápio que foi baseado na produção local da cidade: 
“Elaborei um cardápio com os ítens colhidos no município. Fiz um pão de batata doce roxa recheado com abóbora e tofu, um canapé com creme de mandioca e alho poró, um bolo de banana com banana de Morretes. A gente sempre privilegia fazer os pratos com coisas da estação e colhidas aqui na região.” 
Do cardápio aos palestrantes existe uma vontade em comum, de valorizar e integrar a Região Metropolitana.

A palestrante  Viviane Mendonça, destacou a importância desse tipo de evento: “É importante porque além de valorizar o uso da bicicleta para o lazer e para a cicloviagem, você pode, sem sombra de dúvidas, divulgar projetos com produtos orgânicos da região e gerar renda para as pessoas que vivem aqui.” Completa:

“É muito interessante que por onde o cicloturista passa, ele pode deixar as suas marcas através do comércio local, através dessa ajuda, divulgar para outras pessoas esses roteiros e outras pessoas voltarem para consumir.”

O cicloturismo é uma maneira ecológica de realizar viagens, sejam elas curtas ou longas. Essa modalidade ganhou maior visibilidade nos últimos anos e parte do desejo de seus praticantes de repensar uma viagem tradicional com um olhar sustentável para o meio ambiente. Seja em viagens longas, ou em um passeio até outro município, essa prática movimenta o turismo e a integração da Região Metropolitana.

O encontro foi promovido pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (SEDRMC) com o apoio da Prefeitura de Piraquara, ASSOMEC, Adetur e Pró-Metrópole. Participaram do evento vereadores, secretários municipais e o Deputado Estadual Goura Nataraj.

A Secretaria da RMC
O primeiro ano de atuação foi marcado pela articulação para fortalecer as ações integradas. Foram dezenas de visitas e participações em eventos, com o objetivo de renovar os convênios de cooperação junto aos outros 28 municípios metropolitanos.

Foram realizados encontros entre prefeitos com o propósito de potencializar os meios de planejamento integrado para obter melhores resultados na difusão de ferramentas que auxiliem na administração dos municípios. Os eventos contam com instituições parceiras como Pró-Metrópole, Sebrae, Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e prefeituras.


Imagens Relacionadas