Portal de Notícias

05/07/2024   Pró-Metrópole

I Fórum Nacional de Governança e Desenvolvimento Metropolitano discutiu eixos com especialistas. Feira Pró-Metrópole reforçou a integração

I Fórum Nacional de Governança e Desenvolvimento Metropolitano discutiu eixos com especialistas. Feira Pró-Metrópole reforçou a integração

Vários especialistas ligados à governança e políticas públicas, além de autoridades nos âmbitos municipal, estadual e nacional, discutiram durante dois dias em diferentes eixos questões atuais e visões futuras.

Com a participação de mais de mil pessoas nos dois dias também ocorreu a Feira Pró-Metrópole que reuniu centenas de representantes dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

Os eixos foram divididos em segurança alimentar e nutricional, segurança hídrica e sustentabilidade, planejamento urbano e metropolitano, inovação, turismo e desenvolvimento econômico, mudanças climáticas e cidades resilientes, além de governança.

O painel sobre Segurança Alimentar e Nutricional teve como moderador

Felipe Thiago de Jesus, diretor de estratégias alimentares da Prefeitura de Curitiba e vice presidente do Conselho de Segurança Alimentar. Os convidados foram o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba Luiz Dâmaso Gusi; o diretor presidente das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), Eder Bublitz; a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região, professora Cilene da Silva Gomes Ribeiro; a diretora de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O Painel Segurança Hídrica e Sustentabilidade foi mediado pela gerente da área de Recursos Hídricos da Sanepar Ester Mendes e contou com o engenheiro João Carlos Fernandes, diretor do Departamento de Eficiência Energética e Geração de Energias e gestor de operação e manutenção dos sistemas fotovoltaicos de Curitiba; o arquiteto e urbanista Sérgio Matheus  Rizzardo, assessor de Projetos Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e atua na coordenação dos programas: Reserva Hídrica do Futuro e Bacia do Rio Belém; o engenheiro civil Marcelo da Fonseca, diretor geral do Instituto Mineiro das Águas (IGAM), órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente de Minas Gerais; o engenheiro agrícola Marco Neves, mestre em tecnologia ambiental e recursos hídricos, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA).

No painel do Planejamento Urbano e Metropolitano, a mediação ficou por conta da arquiteta e urbanista Olga Mara Prestes – mestra e doutora em gestão urbana e que atua na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em projetos do transporte público no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

O painel contou com as participações do engenheiro civil Luiz Fernando Jamur, secretário de Governo de Curitiba e Presidente do IPPUC; a engenheira civil Camila Mileke Scucato, especialista em Sistema de Gestão Ambiental e Direito Ambiental e é secretária estadual das Cidades; Alexandre Matchisnki, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) e o engenheiro civil Antônio Maria Esposito Neto que é coordenador-geral de Regulação da Mobilidade Urbana no Ministério das Cidades.

O painel Inovação contou com a mediação do diretor jurídico da Agência Curitiba Frederico Augusto Munhoz da Rocha; o coordenador do Núcleo de Telessaúde da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Rômulo Pereira; o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto; o sócio-fundador do iCities, Beto Marcelino.

No painel de Turismo e Desenvolvimento Econômico contou com mediação da gestora dos Projetos de Turismo Sebrae-PR, Fernanda Pesarini Tarli; do diretor-presidente do Viaje Paraná Irapuan Cortes Santos; da presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; e a diretora do Departamento de Planejamento, Inteligência, Inovação e Competitividade do Turismo, do Ministério de Turismo, Bárbara Rangel.

As mudanças climáticas e cidades resilientes também foi tema de painel comandado por Thiago Vieira, gerente sênior de Relações Públicas Latam - C40 Cities.

O painel sobre Governança teve como mediador o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira; Marcos Marini, diretor de projetos da Secretaria Estadual do Planejamento;

Vítor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR; a advogada, mestre em Planejamento e governança pública, Joanni Aparecida Henrichs e do secretário-executivo da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC), Neco Prado.

No final do evento foram realizadas visitas a pontos estratégicos ligados ao planejamento urbano, inovação, turismo e segurança alimentar em Curitiba, como a Fazenda Urbana, Muralha Digital, Pirâmide Solar da Caximba e Estação Prisma Solar e Vale do Pinhão.