Portal de Notícias

24/04/2024   Pró-Metrópole

Pró-Metrópole é reconhecido como o programa que representa oficialmente a RMC

Pró-Metrópole é reconhecido como o programa que representa oficialmente a RMC

A Região Metropolitana de Curitiba agora está oficialmente representada no governo do estado pelo Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba - Pró-Metrópole. 

Esse colegiado, formado por entidades empresariais, governo do estado, Prefeitura de Curitiba e os demais 28 municípios metropolitanos, é responsável por estabelecer as diretrizes e monitorar as ações deste programa que atua organizando cadeias produtivas neste mercado comum metropolitano, onde vivem quase 43 milhões de habitantes.

Recentemente o Pró-Metrópole recebeu a missão de ser a governança oficial para representar a região também junto ao Paraná Produtivo, programa do governo do estado, cuja missão é traçar diretrizes, ações estratégicas e prioritárias junto aos setores produtivos nas 19 regiões do estado.

Já no ano de 2022, por iniciativa da Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba em parceria com a ASSOMEC - Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba, foram realizadas oficinas regionais nos territórios que compõem a Região Metropolitana de Curitiba, que contaram com a presença de todos os gestores representantes dos municípios.

Essas oficinas, realizadas com apoio do Comitê de Desenvolvimento Territorial Gralha Azul da Região Metropolitana Sul, do Comitê Desenvolvimento Territorial do Vale do Ribeira, na Região Metropolitana Norte e com apoio do Pró-Metrópole, no primeiro anel, resultaram no plano Regional de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba.

Inicialmente, com a elaboração de um diagnóstico e em um segundo momento no prognóstico, que elencou 180 ações estratégicas para o desenvolvimento regional. Essas ações foram priorizadas e inseridas no plano plurianual do governo estado, devidamente conectadas aos potenciais agentes financiadores em toda a estrutura do governo.

Desta forma o Pró-metrópole se consolida como uma Governança capaz de propor soluções, monitorar e diagnosticar medidas voltadas ao desenvolvimento regional, contando com apoio das entidades empresariais e de todos os municípios metropolitanos, o que fortalece ainda mais o slogan de que “não há limites quando se trabalha com a integração”!